sábado, 12 de dezembro de 2009

A Paz no mundo começa em mim



















“Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito”. Gandhi

Ontem assistimos pela TV a entrega do esperado prêmio Nobel da Paz em Oslo, entregue ao Presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Seu discurso foi contundente e muito duro.

Repetiu algumas colocações feitas anteriormente por outros Presidentes, relacionadas à segurança do País e a necessidade da guerra para manter a Paz em algumas situações. Cobrou do restante dos Países atitude em relação a segurança no mundo.

Com certeza todos esperávamos um discurso bem diferente, principalmente em se tratando do prêmio que ele estava recebendo, parece até que em alguns instantes esqueceu  aonde estava, e não honrou o nome daqueles que passaram por lá em nome da PAZ.

Falou muito em guerra e justificou cada palavra, dizendo ao mundo que está pronto para proteger o seu País sempre que houver necessidade.

Aprendemos com Gandhi e com grandes homens que a Paz pode ser conquistada pela "não violência" ( AHIMSA) , mesmo porque  nessas guerras justificadas pelo poder político e pelos interesses financeiros, muitos inocentes perdem a vida...

Segue alguns trechos do discurso:

LUGAR NA HISTÓRIA

"Comparado a alguns gigantes da história que receberam este prêmio... minhas realizações são mínimas"

SOBRE O SEU PRÊMIO
"A questão mais profunda acerca de minha aceitação deste prêmio é o fato de eu ser o comandante-em-chefe de uma nação em meio a duas guerras"


EUA EM GUERRA
"Estamos em guerra, e sou responsável pelo envio de milhares de jovens americanos à batalha numa terra distante. Alguns vão matar. Alguns serão mortos. E vim aqui com o senso aguçado do custo de um conflito armado... tomado de difíceis questionamentos sobre a relação entre guerra e paz, e nosso esforço para substituir uma pela outra"


OS HORRORES DA GUERRA
"A coragem e o sacrifício do soldado são cheios de glória, expressando devoção ao país, à causa e aos companheiros de armas. Mas a guerra em si nunca é gloriosa. E nós jamais devemos exaltá-la dessa forma"

O USO DA FORÇA
"Haverá vezes em que as nações - agindo individualmente ou em consenso - acharão o uso da força não apenas necessário, como moralmente justificável... como comandante-em-chefe jurei proteger e defender minha nação, e não posso ser guiado apenas por esses exemplos. Eu encaro o mundo como ele é, e não posso ficar imóvel ante as ameaças ao povo americano"


MANDATOS MILITARES
"Eu acredito que a força possa ser justificada em termos humanitários, como foi nos Balcãs ou em outros lugares arrasados pela guerra. A falta de ação aflige nossa consciência e uma intervenção tardia pode ser mais onerosa. É por isso que todas as nações responsáveis devem aceitar que o papel de militares com um claro mandato pode ser decisivo para manter a paz"

O PREÇO DA PAZ
"Eu entendo por que a guerra não é popular. Mas também sei de uma coisa: a crença de que a paz desejável é raramente alcançada. A paz requer responsabilidade. A paz implica sacrifício. É por isso que a Otan continua a ser indispensável. É por isso que devemos fortalecer as Nações Unidas e as forças de paz regionais, e não deixar a tarefa para alguns poucos países"


GUERRA E RELIGIÃO
"Uma visão distorcida da religião não é apenas incompatível com o conceito da paz, como também com a fé. De acordo com a regra que está no cerne de toda grande religião, devemos agir em relação ao outro como desejamos que ajam em relação a nós"

MULTILATERALISMO
"O compromisso dos Estados Unidos com a segurança global nunca esmaecerá. Mas num mundo no qual as ameaças são mais difusas e as missões mais complexas, os Estados Unidos não podem agir sozinhos"


ARMAS NUCLEARES
"Tenho o compromisso de manter esse tratado. É uma peça chave da minha política externa. Estou trabalhando com o presidente Dimitri Medvedev para diminuir o estoque de armas americanas e russa"

TORTURA
"Nós nos perdemos quando comprometemos os ideais que lutamos para defender. E nós honramos esses ideais conservando-os não apenas quando é fácil, mas quando é difícil"

OPRESSÃO
"Quando há genocídio em Darfur; estupros sistemáticos no Congo; ou repressão em Myanmar %u2014 deve haver consequências. E quanto mais unidos estivermos, menos ficaremos fragilizados ante a escolha entre a intervenção armada e a cumplicidade com a opressão"


CLIMA
"O mundo deve se unir para confrontar as mudanças climáticas. Há pouca controvérsia científica sobre o fato de que, se nada fizermos, enfrentaremos mais seca, mais fome e deslocamentos em massa que gerarão mais conflitos por décadas.

"Se a Paz no mundo começa em mim" , cada um pode e deve contribuir com a sua parte.

A Paz que desejamos deve fazer parte da nossa vida, do nosso dia a dia, deve estar no coração, nos sentimentos, nas atitudes.


Pacificar o coração para pacificar a vida.

3 comentários:

Vania Mugnato de Vasconcelos disse...

Olá Magali, lindo blog você possui. Agradeço também a sua visita, e o fato de linkar meu blog ao seu. Em breve devo atualizá-lo, aliás. Ainda não descobri como linkar o blogger ao blog o Terra, mas ao descobrir, será um prazer linká-la. Abraços!

Thiago disse...

Como funciona entregar um prêmio Nobel da Paz a um presidente americano (qualquer um que seja, não faz diferença)?
Mundo estranho,esse...

Magali BIschoff disse...

Ele representa a esperança de muitos...