quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pessoas Especiais





No ano de 1982, a Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, criou um programa que visa atender as necessidades das pessoas com qualquer tipo de deficiência física, o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência.
Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembleia instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico, para que pudessem conscientizar, comprometer e fazer com que programas de ação conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o mundo.
Com o passar dos anos, a deficiência passou a ser vista como uma necessidade especial, pois as pessoas precisam de tratamentos diferenciados e especiais para viver com dignidade. Sabemos que isso não acontece, pois o mundo não é adaptado para essas pessoas, que sofrem muito em seu dia a dia. São pessoas especiais, não somente por suas necessidades, mas na verdadeira acepção da palavra. 
Conseguem perceber a vida e as oportunidades de forma muito diferente daqueles considerados saudáveis. Superam as próprias dificuldades, sejam físicas ou mentais, e permanecem na sociedade lutando por seus espaços e dando exemplos de cidadãos conscientes e participativos, muitas vezes engajados em tarefas que nos enchem de orgulho e vontade de viver cada dia mais, sem reclamar do que temos ou somos.
É o caso dos jogos paraolímpicos, quatro anos após as olimpíadas,  com provas restritas a atletas com deficiências físicas, mentais ou sensoriais. Inclui atletas com deficiências de mobilidade, amputaçõescegueira e paralisia cerebral e deficientes mentais.
Participam em nome do País, muitas vezes sem patrocínio e nenhum apoio da mídia e dos governos, mas são motivo de muito orgulho para todos nós. Com amor, conquistam as  medalhas que representam muito mais, o valor que elas oferecem.
Conquistam a vitória que oferece à eles "asas da liberdade" para voar rumo a independência e a autonomia, construindo valores essenciais aos seres humanos e mostrando para essa Sociedade que anda de muletas, e está cega, que não existe o impossível para aquele que faz o possível.
Precisamos aprender a sermos pessoas  "especiais"!

Nenhum comentário: