domingo, 7 de março de 2010

Oceano Ártico tem vazamento de metano


Mais uma notícia com a colaboração dos amigos,recebi um e-mail da colega Regina e repasso à vocês.

A natureza está "acelerando" o processo que os cientistas já detectaram em relação ao aquecimento global. Não somente os gases liberados pelo carros, pelos gado, ou os gases CFC estão sendo prejudicando o meio ambiente, dessa vez a descoberta é o vazamento de metano no Ártico.

Precisamos ficar atentos à tantas mudanças climáticas e começar a cuidar cada vez mais do nosso planeta, diminuindo em grande escala a produção desse gás, realizada pelos homens.

Oceano Ártico tem vazamento de metano

O metano é 30 vezes mais potente do que o dióxido de carbono, outro gás lançado na atmosfera pela ação do homem e que também prejudica o meio ambiente. 
Pesquisadores americanos identificaram o vazamento de um gás nocivo ao meio ambiente no Oceano Ártico e demonstraram preocupação com essa descoberta.
A ameaça vem do fundo do mar na distante e congelada Sibéria.


A descoberta dos cientistas do Alasca é que a camada de gelo permanente, que fica debaixo do Oceano Ártico, está perfurada e liberando metano, um dos gases que provoca o efeito estufa. E em um ritmo acelerado.


Fotos mostram bolhas de metano escapam pela fenda e chegam à superfície das águas geladas do Ártico siberiano.


Durante muito tempo os cientistas discutiram se o gás atravessava ou não a camada de gelo permanente.Segundo os cientistas, a quantidade de metano que vaza do Oceano Ártico, por enquanto, não é considerada expressiva, mas o risco é o acúmulo, na atmosfera, de tudo que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.


O metano é 30 vezes mais potente do que o dióxido de carbono, outro gás lançado na atmosfera pela ação do homem e que também prejudica o meio ambiente.


Os cientistas alertam para o risco de um ciclo vicioso: o aquecimento do planeta pode provocar derretimento da calota polar siberiana e, como consequência, mais liberação de metano.

Nenhum comentário: