domingo, 27 de fevereiro de 2011

Valores humanos X valores culturais

Essa semana assisti a uma reportagem, em um programa especializado na vida animal, que trouxe um caso insólito.Mostrou a cultura de um povo que vende broches, só que VIVOS, muito vendidos na América Central, no México, cravejado de pedras preciosas. O pobre do besouro , é preso na roupa na altura do coração, por um alfinete. Dizem que dura em média 3 anos, porque é vendido com um pedaço de tronco oco - seu habitat - onde retira os nutrientes necessários para se alimentar. Com certeza, viveria muito mais na natureza, em seu ambiente natural.

Existem algumas lendas que rondam este inseto: no antigo Egito, o escaravelho dourado era um símbolo do deus do Sol. Ele criava o sol nascente, levando-o do horizonte até o seu lugar no céu para que o sol pudesse iluminar o mundo.
A lenda que originou o adorno, veio da antiga civilização Maia. Conta a história de uma princesa que se apaixonou por um homem com o qual não poderia casar. Tão inconsolável estava, que chorava dia e noite por causa de seu amor proibido. Um xamã, ouvindo seu choro e descobrindo a sua causa, transformou-a num besouro brilhante, uma jóia viva. O seu amado colocou o broche em seu peito. Assim, ela passou a sua vida perto do coração daquele que ela gostava.
 
Respeitamos todas as crenças e culturas, mas vivemos em um período que os valores humanos devem ser ensinados nas escolas para que as crianças desde pequenas ,aprendendo a respeitar os seres viventes  e a não se utilizarem mais do sofrimento deles, para manter sua vaidade ou ambição .

Então perguntamos: todo aquele que promove a dor, ou consome produtos que provocam o sofrimento dos seres vivos não estão conscientes dos seus valores humanos?  

Sim  é  a pura verdade!! Se estivéssemos mesmo conscientes, sentindo a importância de todos os seres viventes para o Planeta, não comeríamos mais carnes de animais criados de forma industrializada, não manteríamos animais em cativeiro, não sustentaríamos a indústria da beleza, farmacêutica, de roupas, sapatos, bolsas que usam couro de animais ou outra partes do seu corpo, etc..

A Vida deve ser preservada sempre. Com certeza temos diversos recursos naturais para sobreviver , sem que o sangue de um ser vivo, esteja manchando a nossa consciência por pura vaidade ou ignorância.

Nosso dever é esclarecer e aculturar os que ainda não compreendem o significado do Amor à natureza e aos animais.

2 comentários:

HOMERO LEONEL VIEIRA FILHO disse...

Terrível! Não sei qto. há de inconsciência e qto. de crueldade. Mas parece haver ambas...

Unknown disse...

COM CERTEZA, AS PESSOAS PERDERAM A NOÇÃO DE RESPEITO COM OS ANIMAIS...IMAGINEM ENTRE SERES IGUAIS A ELES MESMOS, SEUS SEMELHANTES...DE FATO É O INÍCIO DO FIM...