quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Enfeites de Natal Sustentáveis

Pessoal 

Repassando a dica do site Ciclo Vivo para enfeites de Natal que você pode fazer em casa.

Uma boa dica para você que pensa que o Natal  é mais que um momento para reunir a família e amigos para troca de presentes, é mais que um momento para enfeitar e iluminar  árvores..

Que nessa data especial , lembramos do nascimento de alguém muito especial : nosso amigo e Mestre Jesus.

Ele falou sobre a importância de vivenciarmos o Amor, mas também ensinou como fazer.

Esse projeto pode ser aplicado com crianças e famílias carentes, nas escolas, comunidades, desenvolvendo o sentimento do verdadeiro Natal, ao mesmo tempo em que aprendem a cuidar do meio ambiente, reciclando e reaproveitando matéria prima. 

Abraços

Magali

Enfeites natalinos sustentáveis para você fazer

Postado em 19/11/2012 às 15h20

O natal está chegando e as ruas, avenidas e casas demonstram o espírito natalino em cada uma de suas decorações. É possível deixá-las mais sustentáveis, através do reaproveitamento de materiais que seriam facilmente descartados. O CicloVivo separou dez itens que podem ser feitos com materiais usados, assim você ajuda o meio ambiente e ainda economiza. Você pode chamar crianças para participarem, assim eles se divertem enquanto preparam os enfeites.

1. Árvore de natal de madeira velha
Aprenda a “construir” uma árvore de natal com o reaproveitamento de materiais. A sugestão é simples, e para fazer sua “obra de arte” basta ter restos de madeira, pregos e martelo. Com eles você pode criar árvores pequenas, grandes ou do tamanho de enfeites. Veja como fazer.




2. Enfeites de natal com resíduos de jardim
A sugestão é utilizar “restos de jardinagem” como pequenos gravetos e transformá-los em enfeites natalinos. Os enfeites são fáceis de criar e podem ser feitos até pelas crianças. Para ter uma noite estrelada, use galhos do jardim para fazer as decorações de janelas ou da própria árvore. Aprenda aqui como fazer.




3. Enfeite de rena reaproveitando rolhas
As rolhas usadas podem ser reaproveitadas e transformadas na base de um enfeite de natal. Com este material será feito uma rena. O trabalho é tão simples que crianças de três anos poderão ajudar. Veja como fazer.


4. Guirlandas de natal com garrafas PET
As garrafas PET estão presentes no nosso dia-a-dia e são responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários bem como a contaminação do solo. Porém existem diversas maneiras de você evitar o descarte deste material que pode ser totalmente reaproveitado. O CicloVivo dá a dica de como você pode reutilizar as garrafas PET e enfeitar sua casa para o natal de forma consciente. Aprenda como fazer.


5. Enfeite para árvore de natal feito de lâmpada queimada
Para transformar sua lâmpada velha em enfeites de árvore de natal, basta pintá-las a mão livre com motivos natalinos. O desenho é simples e fácil de fazer, porém se desenhar não for seu ponto forte, a sugestão é pintá-las com as cores do natal, vermelha e verde. Veja como fazer.


6. Anjinhos de natal utilizando latas de alumínio
Latas de alumínio são um dos materiais mais reciclados no Brasil. Por não ter aparentemente muita funcionalidade, este vasilhame acaba sendo descartado. No entanto, ele pode ser muito utilizado para fazer artesanatos. A sugestão é utilizar as latinhas para fazer anjinhos, que podem ser usados para enfeitar presépios, móveis ou árvores de natal. Aprenda a fazer.


7. Presépio de revistas velhas
Presépios sempre fazem parte da decoração de natal. A dica do CicloVivo é inspirada no projeto de artesãos vietnamitas que utilizam revistas velhas como matéria-prima. Veja como fazer.


8. Sino de natal reutilizando garrafas PET
É possível dar um destino melhor para as garrafas plásticas. O CicloVivo ensina como transformá-las em um lindo sino de natal. Aprenda a fazer aqui.


9. Árvore de natal de garrafas PET
Para ajudar a minimizar o problema dos aterros sanitários e ainda economizar dinheiro o CicloVivo ensina como fazer uma árvore de natal reaproveitando garrafas PET. Veja como é fácil.


10. Boneco de neve e floco de neve
Os enfeites podem ser feitos com restos de tecido, meias, palitos de sorvete, entre outros. A dica que o CicloVivo separou, é um enfeite de boneco e um floco de neve, feitos de maneira sustentável. Aprenda a fazer.

Leia também

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ação Humanitária- Poços artesianos- Colabore!



Recebi um convite de um colega de trabalho essa semana, para participar de uma campanha de uma ONG americana, que através de doações realizadas em diversas partes do mundo, está conseguindo construir poços de água comunitários, levando dignidade e respeito a diversas comunidades e famílias, que nunca tiveram acesso a uma fonte de água potável.
Ao invés de receber um presente de aniversário ele pede que direcionem o valor para essa campanha humanitária. Inspirado pelo convite, escrevo para vocês sobre  a importância de nos envolvermos com as questões ambientais, a fim de preservarmos a vida no Planeta,exercendo a cidadania e o amor ao próximo. 
Segue um texto resumido sobre a importância da água em nossa em vidas.

O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. ( segundo informações do Wikipedia)
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:


Entre tantos estragos provocados no meio ambiente pelos homens, o uso indiscriminado da água nos dias de hoje é alarmante.

Três quartos do planeta são formados por água, só que a maior parte dela  é salgada. Dos 3% de água doce que restam, mais de 2% correspondem a águas congeladas em geleiras e nos pólos e menos de 1% de toda a água do planeta pode ser aproveitado para consumo humano, que dobra a cada 20 anos com o aumento da população. 

Mais de um bilhão de pessoas não tem acesso a água potável e esse número poderá crescer nas próximas décadas. Já são 80 países que estão sofrendo com a escassez de água e muitos são acometidos por doenças relacionadas a falta de água ou ao uso de água não permitida para consumo.
Lembramos que tudo aquilo que nos afeta, também afeta os seres viventes que estão à nossa volta e o efeito da falta de água, será sentido em todo o meio. 
É fundamental ACORDAR e AGIR de forma consciente. 
As pequenas atitudes na vida prática, podem dar resultados surpreendentes. Evitar uma torneira gotejando, que desperdiça mais de 16 mil litros de água por ano , reduzir o tempo em relação ao banho, ao uso da pia do banheiro, ao lavar a roupa ou a louça na cozinha, ao regar plantas, ao lavar o carro, o quintal, são atitudes que ajudam a economizar água. 
O desafio está em percebermos o poder que existe no ato de consumo. O gesto de cada um – por incrível que possa parecer – pode gerar benefícios ou prejuízos que extrapolam a própria casa. As nossas atitudes refletem  na comunidade, na cidade, no país, no Planeta...
É preciso ter consciência de que a atitude de cada um é determinante para preservar a água e a vida no planeta. Ou seja, preservar a SUA própria vida e a daqueles que você Ama e Cuida.  Evite o desperdício. Água é fonte de vida e saúde.
Eduque seus filhos através dos seus exemplos :)

Segue o link da Campanha da Charity water :

Esse trabalho, também realizado por uma ONG no Sertão Brasileiro: "Amigos do Bem"