quarta-feira, 15 de janeiro de 2014



Copa do Mundo, Eleição e promessas para 2014!

Começamos mais um ano, mas esse será bem diferente! 
Promessas de um novo regime, um novo amor, um novo emprego, uma nova casa, uma vida nova; mas poucos refletem sobre a necessidade da mudança interior. Sem ela,corremos o risco de viver mais um ano como tantos outros que já passaram...

A melhor pergunta para refletirmos sobre possíveis mudanças que desejamos fazer seria essa: Estamos realizando em nós, a mudança que desejamos para o outro e para o Mundo? Somos os mesmos ou estamos mais amadurecidos para concretizarmos as novas promessas para o novo ano que acaba de chegar? Estamos dispostos a mudar?

Para um bom começo, seria interessante fazer uma lista de realizações e mudanças que almejamos. E nessa lista, podemos colocar os desejos materiais, as ambições de cunho espiritual, moral, social ou comportamental, tudo depende da real necessidade.

Quando se trata de olhar as situações ou sentimentos que precisam ser modificados, muitos preferem deixar de lado, enquanto outros encaram de frente. Mas saibam que todo começo é um pouco tumultuado, principalmente quando estabelecemos um novo ritmo para a nossa existência. O sucesso, depende exclusivamente da maneira que encaramos os desafios e o que faremos para vencê-los.

Precisamos desenvolver a consciência dos nossos direitos e deveres como Cidadãos e irmãos de Humanidade. Sem esquecermos o compromisso ainda maior como espíritas e conhecedores dos ensinos do Evangelho do Cristo.

As Suas lições e exemplos são convites para experimentarmos o sentimento do amor, para desenvolvermos o bom senso com sabedoria, a ética com compromisso, a consciência desperta com a fé raciocinada e a caridade para conosco e para com o próximo. Podemos dizer que diferente da maioria materialista, temos um Norte, um Caminho à seguir, e que nos leva à profundas reflexões, facilitando a nossa mudança interior, preservando nossa saúde mental, emocional, espiritual e material.

Com essa base segura, será mais fácil construir um novo caminho, tomar decisões e realizar boas escolhas na família, no campo afetivo, no trabalho, nas urnas, perante à sociedade e com os amigos.

Esse ano promete ser bem movimentado, algumas áreas e setores da sociedade serão beneficiados, enquanto outros, provavelmente, permanecem da mesma maneira. Em 2014 o Brasil será sacudido por algumas dessas mudanças.No ano eleitoral, vamos escolher um novo representante para a cadeira de Presidente da República, para Governador dos Estados, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Você é capaz de imaginar a lista de promessas que irão surgir nesse período?

Não confie em siglas, em rótulos ou em candidatos que se utilizam da sua crença para te convencer de alguma coisa, mas conheça melhor a vida do seu candidato, os exemplos deixados no passado, suas propostas de trabalho em relação a comunidade, mas principalmente, se tem capacidade para o cargo proposto.

Aprenda a fazer escolhas, o ser humano vive e respira a política e depende mais dela do que imagina. Lembrando do refrão de uma música bem conhecida da época que a juventude contestava a Ditadura: “..quem sabe faz a hora não espera acontecer”(1). A força da mudança está em nossas mãos, acredite nela!

E ainda tem mais, o Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e já temos uma lista de promessas, sendo que a maior delas é trazer a Taça de Hexacampeão e não dá para saber quais serão cumpridas até lá.

Precisamos arcar com a responsabilidade dos nossos atos, por isso, é fundamental que façamos boas escolhas para não ter arrependimentos tardios e acabar jogando fora a lista de promessas, ou adiarmos para outro ano, pois não conseguimos cumpri-las.

Se desejamos começar bem este ano, que tem 365 novos dias com novas oportunidades de escrevermos uma nova página no livro da nossa vida, precisamos assumir o maior compromisso da nossa existência e cuidar muito bem de nós mesmos.

Só depois analise o seu papel na família, no trabalho, como cidadão e modifique padrões de comportamentos e atitudes, pensamentos e sentimentos que não estão de acordo com os ensinamentos que está recebendo dentro do Espiritismo, ou seja, com as lições do Evangelho de Jesus.

Não siga regras e não acredite na palavra de pessoas, principalmente aquelas que pregam mas não realizam, que ensinam mas não vivenciam, os famosos “sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundice” (2), carregam mazelas muito piores do que condenam nos outros. São os falsos profetas, os doutores da Lei que retornam para a Seara Espírita procurando modificar as pessoas sem o mínimo esforço de usar da mesma medida para as suas vidas.

Seja o seu falar “Sim, Sim! Não,Não! ” (3). Como ensinou o Mestre Jesus, sem demagogia, hipocrisia, mentira, sem máscaras de bondade e falso moralismo, mas vivenciando as lições que aprendeu na intimidade e na luta diária de ser melhor do que foi ontem.

Siga sempre o seu coração... Não espere das pessoas, das previsões, dos números, das promessas vazias, faça acontecer no dia a dia e através da sua reforma íntima, reescreva sua história. Exija em você a mudança que busca nos outros e no mundo, com paciência, perseverança e muito amor próprio.

Desejo à você um Feliz 2014!

Bibliografia

1.VANDRÉ- Geraldo - Música “Pra não dizer que não falei das flores”

1. SAGRADA. Bíblia- Mateus(Mt) 23 versículo 27

2. SAGRADA. Bíblia – Mateus(Mt) 5 versículo 37

Nenhum comentário: