sábado, 17 de junho de 2017

“Experiência Munduruku”- A Amazônia está em São Paulo


Para aproximar os moradores das grandes cidades da floresta, o Greenpeace trouxe para São Paulo a primeira experiência multissensorial de realidade virtual capaz de simular uma vivência dentro de uma aldeia indígena na Amazônia.

A abertura da exposição ocorreu no último dia 1º de junho no Centro Cultural Correios, com a presença de mais de cem convidados, dentre eles, importantes lideranças indígenas do povo Munduruku, como o cacique geral Arnaldo Kaba, Ana Poxo, coordenadora do Movimento de Resistência, e Alessandra Korap, coordenadora da Associação do Médio Tapajós. “O primeiro impacto ao chegar em São Paulo foi o cheiro da cidade, é diferente do nosso. Na nossa terra sentimos o cheiro do chão da terra molhada, da floresta, e aqui não”, disse Alessandra.“O que estamos trazendo ao público brasileiro é uma experiência inovadora que une arte e ciência”, afirma Danicley de Aguiar, da Campanha de Amazônia do Greenpeace. “É uma oportunidade única para muitas pessoas que nunca puderam ir à Amazônia possam entender o que a floresta significa para os povos indígenas e comunidades ribeirinhas que dependem dela para sobreviver”.

Para que a imersão aconteça, o visitante é acomodado em uma cápsula onde ele recebe estímulos por meio da visão, audição, tato e olfato. Para cada sentido há uma tecnologia desenvolvida especialmente para a experiência, como o filme de realidade virtual gravado na aldeia, “Munduruku: a batalha para defender o coração da Amazônia”.




Desde 2013, o Greenpeace é aliado do povo Munduruku na luta pela demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu e contra a construção de hidrelétricas no Tapajós, buscando manter o rio livre e vivo. "Após 15 anos na invisibilidade, a demanda dos Munduruku pelo reconhecimento oficial do território de sua terra Sawré Muybu foi reconhecida pela Funai, mas há mais de um ano que o processo de demarcação desse território está parado", explica Danicley.Assine você também a petição da campanha Salve o Coração da Amazônia: www.tapajos.org





Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/experincia-munduruku-traz-a-amaznia-para-o-ce/blog/59624/



Nenhum comentário: