domingo, 7 de fevereiro de 2010

Precisamos de Paz! Alcides e seu exemplo


Alcides, um Brasileiro, quase um biomédico.
Sua mãe: Catadora de Papel, uma verdadeira educadora da família.
Seu Pai: ??
Irmãos: estudiosos como ele,saídos de uma escola pública.
Não são somente exemplos de inclusão, são exemplos de "Seres Humanos".
Alcides partiu, no último ano da Faculdade, vítima de um "erro", uma violência sem propósito.
Até quando vamos assistir o noticiário transmitir a perda de mais uma vida tão valorosa aqui na Terra?
Qual o objetivo desses espíritos, que passam tão rapidamente, e deixam uma mensagem tão  forte para os que ficam?
O que o destino tem traçado para os seres que passam pela Terra, sem adquirir nenhum aprendizado e ainda servem de instrumentos de tanta barbaridade em nome da guerra, da destruição, da inveja, dos vícios e do falso poder que tem nas mãos.
A prática criminosa só existe, por causa das indústrias de armamento dos  países desenvolvidos,dos interesses políticos, que continuam alimentando o mundo do crime .
Esses mesmos Países, discursam em nome da Paz, e alegam que ela também pode ser conquistada através da violência em alguns casos, são os primeiros a dar o exemplo.

Precisamos urgente mobilizar a sociedade e retomar o uso de uma palavra simples deixada por Gandhi:
AHIMSA!! NÃO VIOLÊNCIA!!
EU QUERO O DESARMAMENTO..
VOCÊ QUER..
E O MUNDO QUER..
ELE PRECISA DE PAZ
NÓS PRECISAMOS TER PAZ!!
O MUNDO QUER PAZ..

Segue um artigo que publiquei na coluna do site da Fundação Espírita André Luiz em 2006.


A-HIMSA (não violência) 
14/06/2006

Analisando os últimos acontecimentos que paralisaram grandes capitais e que recuaram diante do medo, da insegurança, da violência, parei para pensar um pouco mais sobre o significado da palavra violência.
A palavra violência vem do latim "violentia" que significa "a força que se usa contra o direito e a lei", e a palavra, violento, vem do latim "violentus", é todo aquele que age com força impetuosa excessiva, exagerada. Na língua latina a palavra apresenta também o significado de "poder" "dominação", e o seu uso é concedido aquele que exerce autoridade na impossibilidade de resistência, violando a integridade do outro.
O emprego dessas palavras, podem ter significados mais amplos: a violência das tempestades, das paixões, da palavra, do espaço e sentimento alheio e percebemos que, de certa forma, quando prejudicamos alguém, também agimos com violência:
A violência contra a liberdade de expressão.
A violência do uso indevido da autoridade e do poder sobre o outro.
A violência que inibe a criatividade.
A violência de sentimentos e emoções.
Carregamos ainda em nós todos os fatores que produzem guerra, esses fatores são conhecidos como crueldade, egoísmo, cobiça, ambição, ódio, astúcia, inveja, etc.
Há dois mil anos nosso Mestre Jesus já nos ensinava qual a melhor maneira de lidar com a violência: «Vós tendes ouvido o que se disse: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos que não resistais ao mal; mas se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra» (Evangelho de Mateus, cap. 5: vv. 38 e 39).
Estes eternos ensinamentos do Cristo foram interpretados em espírito e verdade pelo Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, quando esclarece: «Por essas palavras Jesus não proibiu a defesa, mas condenou a vingança. Dizendo-nos para oferecer uma face quando formos batidos na outra, disse, por outras palavras, que não devemos retribuir o mal com o mal; que é mais glorioso para ele ser ferido que ferir, suportar pacientemente uma injustiça que cometê-la; que mais vale ser enganado que enganar, ser arruinado que arruinar os outros. A fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa o mal impune, é a única que nos pode dar a força de suportar pacientemente os atentados aos nossos interesses e ao nosso amor-próprio». (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII: Amai os vossos inimigos.) (Os grifos são de A. Kardec.)
Depois da mensagem do Cristo e de kardec, recebemos também esse ensinamento através de Gandhi que tornou-se mundialmente conhecido ao expulsar o Império Britânico da Índia sem disparar um tiro sequer.
Ele trouxe o pensamento puro da Índia: A-Himsa, a não-violência e que foi inspirada pelo Amor universal. Himsa significa querer matar, querer prejudicar... A-Himsa é, pois, a renúncia a toda a intenção de morte ou dano ocasionado pela violência.
A-Himsa é o contrário de egoísmo. A-Himsa é altruísmo e amor absoluto. A-Himsa é ação reta é a prática do bem, a não violência em pensamentos, palavras e obras.
O egoísmo, a traição e a falta de fraternidade têm dividido a humanidade. Necessitamos de uma total revolução da consciência, este é o único tipo de revolução que aceitamos, aquela que fará grandes mudanças internas, matando definitivamente o Ego.
O período atual é de mudança. Somos convidados a realizar a nossa transformação, de olharmos uns aos outros como irmãos, aprendendo a oferecer a outra face, desarmando nossa alma, permitindo que o outro consiga chegar até nós, pacificando nosso coração, nossos sentimentos, renovando atitudes.
A paz é a antítese e o antídoto contra a violência. Paz é a condição essencial para uma vida feliz. Nós estamos sempre correndo atrás da felicidade, achando que ela depende de conseguirmos e mantermos as coisas pelas quais "nos ensinaram a lutar", e que nem sempre vale a pena lutar por elas. Estamos sempre correndo atrás do amor, da saúde e do dinheiro, mas esquecemos completamente que, se não tivermos paz para desfrutarmos das coisas que realizamos, não haverá felicidade possível em nossa vida.
Se existem almas desgovernadas em suas emoções e que ainda usam da violência contra o outro, a violência maior que cometem é com eles próprios. Vamos então, vibrar por todos aqueles que necessitam encontrar os caminhos que levam a Paz, dentro desse contexto vamos começar em nós.
Para concluir vou parafrasear Confúcio:
Havendo paz na família, haverá harmonia na sociedade.
Havendo harmonia na sociedade, haverá justiça na nação.
Havendo justiça na nação, haverá paz e felicidade na Terra.

Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros." (Gandhi) 

Referências Bibliográficas :

(1) ALLAN KARDEC. O Evangelho segundo o Espiritismo», cap. XII: Amai os vossos inimigos 5a edição- IDE.
(2) A BÍBLIA. Evangelho de Mateus, cap. 5: (v. 38 e 39).
(3). DIVERSOS. Gandhi o apóstolo da não -violência -Editora Martin Claret


Nenhum comentário: