terça-feira, 1 de setembro de 2009

A ilusão do apego


Apego


Quem já não viveu uma situação de apego?


Apego aos filhos, ao marido, a mulher, a um amigo, apego ao animal de estimação, ao carro, as roupas e sapatos preferidos, as jóias, ao emprego, ao cargo, etc... 


Em algum momento de nossas vidas, experimentamos esse sentimento,e os motivos são diversos, dependência afetiva, financeira, emocional, egoísmo, vaidade, ambição,etc..


Criamos expectativas demais, em relação as pessoas ou aquilo que gostaríamos de ser ou de realizar , e quando não conseguimos alcançar essas expectativas, ficamos frustrados. 
Procuramos investir em outro campo da nossa vida, em busca daquilo que alimente a nossa alma, que nos traga a felicidade. E muitas vezes, quando encontramos, caímos de cabeça e nos tornamos mais uma vez dependentes...


Nos apegamos aquilo que alimenta o espírito ou aquilo que nos serve de apoio em momentos de aflição. Mas independente do tipo de situação, o apego sempre nos escraviza.


Quando dependemos de alguém , de alguma coisa para ser feliz, não estamos percebendo que estamos acorrentados, e que a unica maneira de ser feliz, é quando aprendemos a viver sem aquilo que "achamos" que dependemos, quando estivermos livres desse apego.


Se o seu apego for pelos filhos, aprenda a dar a liberdade no momento certo e transformá-los em seres independentes , auto suficientes, com amor próprio, e autonomia para encontrar o seu próprio caminho.   


Se o seu apego for pelo marido ou pela mulher, aprenda que somos individualidades e não existem seres "prontos" para satisfazerem nossos sonhos e necessidades, e sim, para construirmos o caminho juntos, com os mesmos objetivos, mas às vezes, de forma diferente.Ninguém é dono da vida de ninguém e não somos responsáveis pela felicidade do outro, mas podemos conquistá-las juntos, dando e recebendo, ou procurando a felicidade separados uns dos outros.


Se o seu apego for pelos seus amigos, estamos na vida para aprender, para trocar, para conviver, não podemos ter a exclusividade em relação a ninguém. Amigos, são importantes, mas não podemos prendê-los junto a nós. Amigos são como pássaros, não devemos mantê-los na gaiola, eles podem cantar e parecer que estão felizes, mas perderam seu maior tesouro, a sua liberdade.


Se o seu apego for por objetos, ou coisas materiais, lembre-se que a traça e a ferrugem destrói, são  perecíveis , podemos perder a qualquer instante.Você está disposto a sofrer por alguma coisa que irá perder? Algo que não pode levar desse mundo? Não vale a pena...


Você pode desejá-lo,desde que não faça ninguém sofrer por causa disso e nem perca muito tempo de sua vida para conseguir. No final da vida ,verá que não valeu a pena, as pessoas são mais importantes do que as "coisas materiais", não troque umas por outras..


Se o seu apego for pelo cargo, pelo poder ou títulos, esse também é passageiro, lembre-se de que no mundo existem milhares de pessoas melhores que você, não ache que é o único, todo mundo pode ser substituído, tudo passa. Aquele que é um verdadeiro Líder não fica o tempo todo tentando provar que é um Líder, ele não precisa provar nada, ele já é!  


Não brigue, e não lute , por coisas que você não precisa ter porque já as possui.
Se acaso você ainda não conseguiu demonstrá-las, ou fazer as pessoas perceberem que tem, é porque o seu momento ainda não chegou.


A busca intensa para ter o amor da mulher, do marido, dos amigos, da mãe, dos familiares,dos filhos, em ter objetos de valor, ter um carro novo, TER, TER, e mais TER, nos distancia da verdadeira essência que é o que SOMOS e o que levamos desse mundo.


As coisas que esperamos das pessoas e do mundo, não são suficientes para  trazer a Felicidade. Porque existem tantas pessoas infelizes, mesmo tendo tudo o que precisam? 


Elas estão se matando, usando drogas, dependentes dos vícios, sofrendo de doenças emocionais, dependentes de medicamentos, presas ao consumismo, a dependência de amores e amigos virtuais, buscam preencher um vazio que carregam na alma, mesmo tendo as coisas que sonharam, ou sendo aquilo que a sociedade impõe, na competição cruel de ser melhor uns que os outros, não encontram a tal Felicidade.


O vazio pode existir, por ter perdido alguma coisa ou alguém que dependia...
O vazio pode existir, por ter perdido tempo, por não ter vivido...
O vazio existe, por não se encontrar, esse vazio é preenchido quando aprendemos a nos amar.


A oferecer para nós mesmos, aquilo que pedimos ao outro..
Aprendendo a viver com aquilo que temos, melhorando sempre aquilo que somos.Nem tudo é culpa sua, muitas vezes é o teu destino,o teu passado revelando aquilo que teima em se repetir na sua vida, até que aprenda com ela.


Precisamos urgente, conquistar virtudes, perdoar, compreender a vida como uma breve passagem.Não conseguiremos aprender tudo agora e nem mesmo conquistar tudo aquilo que sonhamos agora.Cada vida é uma experiência, temos diversas vidas, em cada uma delas a lição que precisamos. Estamos com as pessoas certas, na horta certa.


Se por um momento deixamos de conviver com alguém, ou não conseguimos realizar o que planejamos, é porque não era nosso momento, ou acabou nosso tempo com aquela pessoa ou situação, a vida está fazendo um convite para renovarmos e recomeçarmos!


Liberte-se!!


Viva esse momento com aquilo que você tem , seja pessoas, ou bens materiais, ame-os mesmo assim,,lute mesmo assim.Liberte as pessoas e as coisas de você, deixe a sua alma livre para encontrar respostas, caminhos e pessoas de que você necessita para crescer.


Se você amarrar seu pé em um tronco, a vida irá passar e você não poderá visualizar as oportunidades que perdeu. Sim a vida é cheia de oportunidades, você é que não está vendo, porque seu olhar parou em um único horizonte.


Deixe a vida te fazer feliz, para isso basta vivê-la sem apegos, sem ilusões.
Confie na Inteligência Divina, Ele quer o melhor para você !


  


  









Nenhum comentário: