domingo, 21 de março de 2010

Seja Ecoprático



A TV Cultura mais uma vez sai a frente. Coloca no ar um programa com tema ecológico, que tem como proposta principal, estimular atitudes práticas que contribuam com a sustentabilidade e o meio ambiente.


O nome é bem sugestivo: ECOPRÁTICO. Apesar de ter o formato de um reality show,  é didático , divertido e altamente educativo.Esse é um bom exemplo, a ser seguido por outras redes de televisão, que mantém o formato do programa estimulando a cultura inútil e a inversão de valores.   


NO ECOPRATICO  uma casa/família é escolhida para uma reciclagem de hábitos relacionados a sustentabilidade no dia-a-dia. Os participantes estão dispostos a modificar partes da casa,transformando hábitos, estimulando a responsabilidade de outros, perante a sociedade.


Ele passa a ser exemplo, e com certeza, os amigos e vizinhos vão aprender muito e quem sabe  mudar também os seus hábitos. Aborda questões que envolvem a sustentabilidade e outros termos utilizados na mídia, de forma que as pessoas possam compreender na prática  o significado de cada uma delas.


Precisamos mesmo, sair da teoria. Sabemos muito e fazemos pouco.


É uma boa oportunidade de aprender "como fazer" as mudanças, começando das pequenas atitudes. O programa está no ar aos domingos (21 horas) e às quartas (19:30 horas) 
Site do programa :http://www.ecopratico.com.br/index.php.


Se você gostar, divulgue aos seus amigos , mande um e-mail para a TV Cultura parabenizando mais essa iniciativa. A nossa participação é muito importante, estimula a criação de outros trabalhos. 


Segue a programação da cultura abordando esses temas:  http://www.tvcultura.com.br/cidadania-e-meio-ambiente


Abaixo o conceito de sustentabulidade que encontrei no Wikipedia.


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.


Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo; e
  • culturalmente aceito.
Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.                 
                                                                                                                                   Se pensarmos que 10% de tudo o que é extraído do planeta pela industria (em peso) é que se torna produto útil e que o restante é resíduo, torna-se urgente uma Gestão Sustentável que nos leve a um consumo sustentável, é urgente minimizar a utilização de recursos naturais e materiais tóxicos. O Desenvolvimento Sustentável não é ambientalismo nem apenas ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre os objectos económicos, financeiros, ambientais e sociais.

Nenhum comentário: