domingo, 16 de maio de 2010

Entre nessa onda...


SOBRE A ONDA VERDE

A Onda Verde é uma campanha plurianual que visa conscientizar as   pessoas sobre a importância da biodiversidade. Ela reforça o trabalho        em comunicação, Educação e Conscientização do público dentro do programa da Convenção para a Diversidade Biológica (CDB), entidade        que lidera o movimento no mundo.

Desde 2007,  a Onda Verde celebra mundialmente o Dia Internacional          da Diversidade Biológica (IDB). Ela também apóia outras iniciativas nacionais, internacionais e globais de plantio de árvores, tais como a campanha “Um Bilhão de Árvores”, liderada pelo PNUMA (Programa         das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Os públicos principais da Onda Verde são crianças e jovens que têm        como ação comemorativa simbólica da data o plantio de árvores. No Brasil, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza será líder do movimento em 2010, agregando, além deste público, também empresas, prefeituras, Ongs e grupos específicos que se interessam pelo tema, fornecendo um menu mais amplo de atividades comemorativas.
Todos serão convidados a realizar uma atividade no  dia 21 de maio,       data que antecede o Dia Internacional da Diversidade Biológica. A idéia é promover uma contagem regressiva para que às 10h (horário local), todos se mobilizem pela proteção da biodiversidade, criando uma “onda verde” mundial, de leste a oeste do planeta.
Durante todo o dia, os participantes  poderão disponibilizar fotos e textos sobre as atividades realizadas no site da Onda Verde. Assim, será formada uma grande rede colaborativa em benefício da vida. Com a contribuição das pessoas e organizações, será formado um grande mapa interativo visando a troca de informações e registro das ações no mundo inteiro.
Prepare-se para a Onda Verde!

SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA (IDB)

O dia 22 de maio é um dia importante para toda a vida na Terra, pois é a data em que se comemora o Dia Internacional da Diversidade Biológica ou IDB. Todos os anos, pessoas do mundo inteiro celebram a biodiversidade e a finalidade principal do dia é a conscientização e a compreensão de questões relacionadas à biodiversidade.

O tema de 2010 do Dia Internacional da Diversidade Biológica é biodiversidade, desenvolvimento e redução da pobreza. Desenvolvimento significa que todas as pessoas devem ter a oportunidade de viver bem, sem fome, miséria, perigos, doenças e analfabetismo. Desenvolvimento deve ser sustentável, de forma que as futuras gerações também possam viver bem.
A biodiversidade é chave na redução da pobreza porque ela fornece às pessoas bens e serviços ecossistêmicos básicos. Ela fornece bens tais como comida, fibras e medicamentos e serviços tais como purificação do ar e da água, regulagem do clima, controle de erosões e ciclagem de nutrientes.
A biodiversidade também tem um papel econômico importante que impulsiona o desenvolvimento, incluindo a agricultura, a silvicultura, piscicultura e turismo. Mais de 3 bilhões de pessoas tiram seu sustento da biodiversidade costeira e marinha, e 1,6 bilhão de pessoas tira seu sustento de florestas e produtos florestais que não sejam madeira (por exemplo, as frutas das árvores e os animais vivendo na floresta). Muitas pessoas dependem diretamente da disponibilidade de terras aráveis, água, plantas e animais para sustentar suas famílias.
Este ano, quando estiver planejando a sua celebração da Onda Verde, pense a respeito das questões da pobreza do desenvolvimento na sua comunidade e em seu país. O tipo de espécie que você escolher para plantar, por exemplo, pode simbolizar uma meta de desenvolvimento (lembre-se de escolher uma espécie nativa da sua região). Por exemplo:
  • Para boa saúde – plante uma espécie com valor medicinal.
  • Para erradicação da fome – plante uma espécie que produza frutos, sementes ou outros alimentos.
  • Para minimizar a mortalidade infantil – plante uma espécie que purifique a água.
Lembre-se que as pessoas participantes da sua celebração da Onda Verde (e as pessoas lendo a respeito dela na Internet) querem aprender sobre as ligações entre biodiversidade e redução da pobreza. É uma ótima oportunidade de ensinar aos outros!

Fonte:http://ondaverdefundacao.wordpress.com/2010/04/20/hello-world/
Dica amigo Dalmo: www.observadorespirita.blogspot.com

Nenhum comentário: