sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Planeta - Apague sua Luz



Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.
No sábado, dia 27 de março de 2010, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.Em 2009, milhões de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram que sua preocupação com o aquecimento global. No total 113 cidades brasileiras, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta 2009. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos.

Em 2010, vamos tornar esse movimento ainda maior. Visite  http://www.horadoplaneta.org.br 


Existem diversas formas de apoiar a Hora do Planeta em 2010. Você pode apagar as luzes da sua sala ou de sua casa durante a noite, e divulgar a mensagem da Hora do Planeta entre amigos e nos locais que você freqüenta.Você pode assumir vários níveis de comprometimento com a Hora do Planeta. Dê asas à imaginação e crie seu próprio jeito de mostrar sua preocupação com o planeta. Abaixo você encontra algumas sugestões:


Cadastre-se!

Faça parte deste movimento! Visite nosso sitewww.horadoplaneta.org.br e cadastre-se!


Monte sua equipe

Reúna e mobilize seus colegas, amigos e familiares ou mesmo organizações comprometidas para ajudar a planejar como será possível apagar as luzes por uma hora no dia 27 de março.


Divulgue a Hora do Planeta

Envolver seus amigos e vizinhos é o caminho mais fácil para participar da Hora do Planeta e ajudar a fazer a diferença para o nosso planeta.

Através do site http://www.horadoplaneta.org.br/divulgue.php é possível baixar os itens de divulgação que podem ser utilizados em diversas mídias virtuais e meios de comunicação. O kit contém:
- assinatura de e-mail com a logo da campanha;
- banners de internet;
- logos da Hora do Planeta;
- emoticons;
- wallpapers;
- widget contador para Blogs.
Com seu apoio a Hora do Planeta vai ser um sucesso!
Faça da Hora do Planeta um momento divertido de passar o tempo sem eletricidade. Seja criativo!


O que fazer todos os dias

Para diminuir a sua pegada ecológica, procure, sempre, economizar energia, combustível e água. O site da Pegada Ecológica tem várias dicas. Faça sua parte e incentive seus amigos a fazer o mesmo.


Faça acontecer

Toda cidade ou comunidade é única e pode dar à Hora do Planeta um toque especial. Veja com o que sua cidade mais se identifica e incentive a população a usar estas características para criar sua própria Hora do Planeta.  
Fonte: WWF

domingo, 21 de março de 2010

Seja Ecoprático



A TV Cultura mais uma vez sai a frente. Coloca no ar um programa com tema ecológico, que tem como proposta principal, estimular atitudes práticas que contribuam com a sustentabilidade e o meio ambiente.


O nome é bem sugestivo: ECOPRÁTICO. Apesar de ter o formato de um reality show,  é didático , divertido e altamente educativo.Esse é um bom exemplo, a ser seguido por outras redes de televisão, que mantém o formato do programa estimulando a cultura inútil e a inversão de valores.   


NO ECOPRATICO  uma casa/família é escolhida para uma reciclagem de hábitos relacionados a sustentabilidade no dia-a-dia. Os participantes estão dispostos a modificar partes da casa,transformando hábitos, estimulando a responsabilidade de outros, perante a sociedade.


Ele passa a ser exemplo, e com certeza, os amigos e vizinhos vão aprender muito e quem sabe  mudar também os seus hábitos. Aborda questões que envolvem a sustentabilidade e outros termos utilizados na mídia, de forma que as pessoas possam compreender na prática  o significado de cada uma delas.


Precisamos mesmo, sair da teoria. Sabemos muito e fazemos pouco.


É uma boa oportunidade de aprender "como fazer" as mudanças, começando das pequenas atitudes. O programa está no ar aos domingos (21 horas) e às quartas (19:30 horas) 
Site do programa :http://www.ecopratico.com.br/index.php.


Se você gostar, divulgue aos seus amigos , mande um e-mail para a TV Cultura parabenizando mais essa iniciativa. A nossa participação é muito importante, estimula a criação de outros trabalhos. 


Segue a programação da cultura abordando esses temas:  http://www.tvcultura.com.br/cidadania-e-meio-ambiente


Abaixo o conceito de sustentabulidade que encontrei no Wikipedia.


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.


Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo; e
  • culturalmente aceito.
Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.                 
                                                                                                                                   Se pensarmos que 10% de tudo o que é extraído do planeta pela industria (em peso) é que se torna produto útil e que o restante é resíduo, torna-se urgente uma Gestão Sustentável que nos leve a um consumo sustentável, é urgente minimizar a utilização de recursos naturais e materiais tóxicos. O Desenvolvimento Sustentável não é ambientalismo nem apenas ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre os objectos económicos, financeiros, ambientais e sociais.

domingo, 7 de março de 2010

Oceano Ártico tem vazamento de metano


Mais uma notícia com a colaboração dos amigos,recebi um e-mail da colega Regina e repasso à vocês.

A natureza está "acelerando" o processo que os cientistas já detectaram em relação ao aquecimento global. Não somente os gases liberados pelo carros, pelos gado, ou os gases CFC estão sendo prejudicando o meio ambiente, dessa vez a descoberta é o vazamento de metano no Ártico.

Precisamos ficar atentos à tantas mudanças climáticas e começar a cuidar cada vez mais do nosso planeta, diminuindo em grande escala a produção desse gás, realizada pelos homens.

Oceano Ártico tem vazamento de metano

O metano é 30 vezes mais potente do que o dióxido de carbono, outro gás lançado na atmosfera pela ação do homem e que também prejudica o meio ambiente. 
Pesquisadores americanos identificaram o vazamento de um gás nocivo ao meio ambiente no Oceano Ártico e demonstraram preocupação com essa descoberta.
A ameaça vem do fundo do mar na distante e congelada Sibéria.


A descoberta dos cientistas do Alasca é que a camada de gelo permanente, que fica debaixo do Oceano Ártico, está perfurada e liberando metano, um dos gases que provoca o efeito estufa. E em um ritmo acelerado.


Fotos mostram bolhas de metano escapam pela fenda e chegam à superfície das águas geladas do Ártico siberiano.


Durante muito tempo os cientistas discutiram se o gás atravessava ou não a camada de gelo permanente.Segundo os cientistas, a quantidade de metano que vaza do Oceano Ártico, por enquanto, não é considerada expressiva, mas o risco é o acúmulo, na atmosfera, de tudo que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.


O metano é 30 vezes mais potente do que o dióxido de carbono, outro gás lançado na atmosfera pela ação do homem e que também prejudica o meio ambiente.


Os cientistas alertam para o risco de um ciclo vicioso: o aquecimento do planeta pode provocar derretimento da calota polar siberiana e, como consequência, mais liberação de metano.

segunda-feira, 1 de março de 2010

O mundo precisa de nós



Diante dos últimos acontecimentos, nos perguntamos o que está acontecendo com o mundo.

A mídia desde o mês de Dezembro, todos os dias, narra acontecimentos chocantes , tragédias anunciadas e outras inesperadas,imagens que chegam em nossas casas todos os dias e nos levam a reflexão, em outros casos,  movimentam pessoas e grupos à favor dos desabrigados.

O que podemos fazer diante da fúria da natureza ou dos movimentos naturais que repercutem na superfície em forma de destruição, sofrimento e morte?

Antes de pensarmos no que está acontecendo e buscar motivos para esses acontecimentos, precisamos nos mobilizar , nos dar as mãos para socorrer todos aqueles que precisam de ajuda imediata.

Podemos ajudar de diversas formas, através de depósito bancário( muitas agências já dispõe do número da conta corrente dos Países necessitados em seus caixas eletrônicos), podemos enviar recursos para a Cruz Vermelha e para a defesa civil de nossa cidade.Em São Paulo temos dois endereços:

Defesa Civil: Rua Afonso Pena, 130 Bom Retiro (011)3313-5726

Cruz Vermelha:A.Moreira Guimarães,699  Indianópolis - São Paulo/SP.
http://www.cvbsp.org.br/instituicao/index.htmolis

Converse com seus amigos de bairro, do prédio, da comunidade, da Instituição que você frequenta e mobilize as pessoas para doar roupas, água, alimentos, móveis, eletrodomésticos, brinquedos (no caso das vítimas da chuva no Estado de São Paulo).

Incentive as redes de supermercados a colaborar, envie pedidos por e-mail, mobilize a mídia, rádio, TV , jornal etc..

Você pode fazer a diferença nesse momento na vida de alguém.

Agora o motivo de tudo isso?

Confie em Deus, ore por aqueles que partiram, saiba que não existe uma ação sem uma reação, que o mundo está passando por um período de transição e que o Ser Humano está aprendendo a ser solidário, fraterno, está aprendendo a respeitar a Natureza, o Meio Ambiente, os animais e principalmente a valorizar o "ser" e não o "ter".

Tudo é passageiro, as coisas materiais se vão, mas os valores morais, o aprendizado do espírito esse fica para sempre...

É uma lição difícil para todos nós, iremos reconstruir não somente as coisas materiais, mas nossos valores morais. Se não acordarmos a tempo, todos seremos "sacudidos" até que a materialidade e a maldade sejam eliminadas do nosso mundo.