domingo, 27 de fevereiro de 2011

Valores humanos X valores culturais

Essa semana assisti a uma reportagem, em um programa especializado na vida animal, que trouxe um caso insólito.Mostrou a cultura de um povo que vende broches, só que VIVOS, muito vendidos na América Central, no México, cravejado de pedras preciosas. O pobre do besouro , é preso na roupa na altura do coração, por um alfinete. Dizem que dura em média 3 anos, porque é vendido com um pedaço de tronco oco - seu habitat - onde retira os nutrientes necessários para se alimentar. Com certeza, viveria muito mais na natureza, em seu ambiente natural.

Existem algumas lendas que rondam este inseto: no antigo Egito, o escaravelho dourado era um símbolo do deus do Sol. Ele criava o sol nascente, levando-o do horizonte até o seu lugar no céu para que o sol pudesse iluminar o mundo.
A lenda que originou o adorno, veio da antiga civilização Maia. Conta a história de uma princesa que se apaixonou por um homem com o qual não poderia casar. Tão inconsolável estava, que chorava dia e noite por causa de seu amor proibido. Um xamã, ouvindo seu choro e descobrindo a sua causa, transformou-a num besouro brilhante, uma jóia viva. O seu amado colocou o broche em seu peito. Assim, ela passou a sua vida perto do coração daquele que ela gostava.
 
Respeitamos todas as crenças e culturas, mas vivemos em um período que os valores humanos devem ser ensinados nas escolas para que as crianças desde pequenas ,aprendendo a respeitar os seres viventes  e a não se utilizarem mais do sofrimento deles, para manter sua vaidade ou ambição .

Então perguntamos: todo aquele que promove a dor, ou consome produtos que provocam o sofrimento dos seres vivos não estão conscientes dos seus valores humanos?  

Sim  é  a pura verdade!! Se estivéssemos mesmo conscientes, sentindo a importância de todos os seres viventes para o Planeta, não comeríamos mais carnes de animais criados de forma industrializada, não manteríamos animais em cativeiro, não sustentaríamos a indústria da beleza, farmacêutica, de roupas, sapatos, bolsas que usam couro de animais ou outra partes do seu corpo, etc..

A Vida deve ser preservada sempre. Com certeza temos diversos recursos naturais para sobreviver , sem que o sangue de um ser vivo, esteja manchando a nossa consciência por pura vaidade ou ignorância.

Nosso dever é esclarecer e aculturar os que ainda não compreendem o significado do Amor à natureza e aos animais.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ora raios - porque?

Ultimamente as chuvas em todo o Brasil, estão acompanhadas de fortes descargas elétricas, também conhecidos como "Raios" , além dos trovões, granizos, ventos fortes,causando alagamentos, enxurradas, desabamentos, transtornos no trânsito da cidade grande e no interior, além de perdas irreparáveis , dos  entes queridos, São Paulo tem o maior íncidência de raios do sudeste.

Os problemas na rede elétrica são inúmeros,deixando o povo no escuro por longas horas. A Zona Leste, concentra o maior número, 11 desgargas por quilômetro quadrado, resultado da concentração de calor e poluição..

..."Segundo nota da concessionária, "a rede aérea (de eletricidade) foi afetada pela forte chuva, ventos e raios que atingiram hoje, à tarde, a capital e região metropolitana. Por volta das 14h, foram registrados ventos que ultrapassaram 100 km/h. Cerca de mil raios caíram na área de concessão da AES Eletropaulo. Houve queda de aproximadamente 120 árvores.". Cerca de 750 eletricistas, técnicos e engenheiros para atenderem os problemas de falta de luz. Segundo a empresa, até as 19h a energia já havia sido restabelecida em 55% das ocorrências. (informações do site Estadão 21/02)

A pergunta é: Será que  estamos preparados para a fúria da Natureza, para a alteração no clima , provocados pelo aumento do índice de poluição, da liberação de gases nocivos ,do aquecimento global e o efeito estufa ? Enquanto o noticiário repete as mesmas notícias diariamente, as pessoas usam a mídia para fazer suas reclamações, telefone. twitter, facebook, celulares, ninguém consegue encontrar uma solução a curto prazo. Só sabemos reclamar, reclamar...

Ninguém abre mão de ficar sem carro, sem luz, sem celular funcionando,sem os seus desodorantes sprays, sem a geladeira, sem comer carne bovina ( a criação de animais para alimento favorece a liberação de gás nocivo no meio ambiente), sem a sacolinha de mercado, sem a garrafa pet, sem as pilhas e baterias de celulares, sem consumir, consumir, gerando milhares de toneladas de lixo e de poluição ambiental.É a sociedade do descartável e do consumo pelo consumo.

Se não fizermos a nossa parte, em prol de um Planeta Melhor, nossas condições podem piorar muito. Dicas de como mudar isso não falta nessa imensa Net Globalizada.

Falta mesmo é força de vontade e uma mobilização Nacional, Mundial "EFETIVA", para amenizar o sofrimento que as sociedades anda irão experimentar por conta de tantos desequilíbrios na moradia Planetária , nossa querida "Gaia".

Vamos preservar a nossa vida no Planeta e a de todos os seres viventes e cuidar dela enquanto ainda há tempo, fazendo nossa pequena parte.

Se você tem metas para um ano. Plante arroz
Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore
Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o Meio Ambiente.”
( Confûcio)