quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Planeta Terra merece uma voz


 
O Planeta Terra merece uma voz.
Precisa de soluções pacíficas.
Precisa de mudanças.

Permanecemos calados,indiferentes até que aconteça alguma coisa próximo a nós.Você vai esperar chegar o seu dia,ou começar hoje a mudança que vocẽ deseja para seus filhos?

As pequenas atitudes é que podem salvar o Planeta Terra e todos os seres viventes! Acredite e comece agora...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ser Voluntário- além das fronteiras


"Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
É um agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos. Realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional."
Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de individuos que colaboram com a sociedade.
Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, percebemos que existem dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.
No livro, "Em Busca de Sentido", do Dr.Viktor Emil Frankl (1905/ 1997) , médico e psiquiatra austríaco, sobrevivente dos campos de concentração, fundou a escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. Demonstra a força do ser humano e a sua capacidade de doação, mesmo diante de situações extremas, encontrando respostas existenciais quando no exercício da fraternidade.

.." Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho."

Nesse dia especial, vamos refletir quais são nossos valores, observando se estamos tão somente oferecendo aquilo que temos ou se estamos em busca de algo mais sublime para a nossa existência, desenvolvendo virtudes e a capacidade de amar uns aos outros.
Segue uma definição de Virtude, encontrada no Livro dos Espíritos de Allan Kardec: 
Questão 893: Qual a mais meritória de todas as virtudes?
- Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas a sublimidade da virtude consiste no "sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada."        

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Espírito de Natal X Clima de Natal

Os Valores Universais são os pilares para a convivência entre cidadãos de todo o mundo. Eles foram definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), adotada e proclamada na Assembléia Geral das Nações Unidades (ONU) de 10 de dezembro de 1948.

Criada logo após o término da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), o grande foco da Declaração Universal era garantir o direito de igualdade entre os povos sem ir contra a diversidade das muitas culturas espalhadas pelo mundo.

Os valores descritos nessa declaração têm como objetivo principal nos ajudar a ver a diferença entre o certo e o errado. Eles foram pensados para mostrar a cada um de nós a melhor maneira de agir para conviver bem com pessoas e culturas diferentes de nós.

Em seu primeiro artigo, a declaração diz que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, são “dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

Essas palavras tornam-se cada vez mais fortes e importantes neste mundo globalizado em que vivemos, onde reconhecer a igualdade entre os indivíduos, independentemente de cor, raça, religião, condição social ou opção sexual é a base para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. 
 
Mas lembre-se: essa é uma atitude que começa dentro de cada um de nós.

Dezembro é uma época muito boa para o desenvolvimento dos valores universais. Observamos atentamente a movimentação de muitos Países, em torno desse mês, para alguns traz uma data muito especial e para outros, somente é o fechamento do calendário anual.

Grande parte da população, entra no "clima de Natal", estimulados pelo comércio, programas de TV e de rádio, redes sociais e a mídia em geral publicam matérias sobre o assunto, assim como eu estou fazendo nesse momento.

O poder público faz a decoração de suas cidades para receber o turismo em clima de festa, o comércio, as ruas, as casas ficam todas enfeitadas. Os supermercados ficam abastecidos com comidas típicas da época de Natal ( a maioria de seres que eram viventes) e as lojas abarrotam seus espaços de produtos para comercializar, alimentando nossas necessidades de consumo, é claro,gerando empregos e o bem estar. 
 
Nos últimos anos, percebi que o " Clima de Natal" toma conta de uma grande parcela da sociedade. Os apelos surgem de todos os lados e de todas as formas, mas poucos, sentem em suas vidas a presença do " Espírito de Natal".

Que nós possamos aproveitar essa data, para vivenciarmos, sentimentos e atitudes, que deveriam acompanhar nossas vidas todos os dias do ano. Ensinando as crianças, desde cedo, a sentir a força do Amor e compartilhar dessa experiência única e eterna com todos os seres desse Planeta Azul..

Que não somente os cristãos comemorem , mas que todos possam entrar no "Espírito do Amor" que envolve o Planeta Terra desde a sua Criação. Que no futuro próximo, não exista datas especiais para acreditar que podemos viver em Paz, amando uns aos outros. Que ele aconteça todos os dias da nossa existência, promovendo o nosso bem estar e também de todo o Planeta, incluindo toda espécie de seres viventes.

Segue um belo poema que traz de volta o “Espírito do Natal”.

Poema Espírito de Natal...

Ah, se os homens compreendessem,
o sentido real do Natal,
se todos se amassem com igualdade,
tivessem o amor, a caridade,
o mundo não seria tão desigual.

Natal, é quando você ora,
quando dobra os joelhos e chora,
as lágrimas do seu irmão,
que passa por você e mendiga,
um teto, um pedaço de pão.

Natal, é nascer todo dia,
é doar-se em gestos de amor,
é ser o sol que aquece,
ao irmão que adormece,
sem teto e sem cobertor.

Natal, é ser o acalento,
da criancinha faminta,
que lhe estende a mão,
com os olhos marejados,
ela suplica calada,
um pouco do seu amor.

O Natal, é todo dia,
quando se dá alegria,
quando você é uma luz,
iluminando os caminhos,
de todos os seus irmãos.

Natal, é viver plenamente,
em comunhão com Jesus,
Natal, é ajudar seu irmão,
à carregar sua cruz,
esse é o Natal verdadeiro,
é esse, o Natal de Jesus

Socorrinha Castro