quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O verbo Reutilizar na volta às aulas


O mês de janeiro está terminando e um assunto bastante comum nessa época do ano é a lista de material escolar. Os Pais que tem filhos nas escolas, enfrentam dificuldades em relação as listas imensas que são produzidas todos os anos pelas escolas e professores.
A cultura que incentiva a " compra do material novo" faz parte das grandes capitais, que estimulam a venda dos produtos de grandes empresas, gerando empregos e lucros dos impostos recolhidos. A cidade é beneficiada com toda essa movimentação financeira produzida pela sociedade de consumo ano após ano. 
Penso que as escolas e professores, deveriam incentivar pais e alunos a reciclar, a reutilizar aquilo que ainda serve do ano anterior, inclusive a troca de material didático entre os alunos ou a criação de pequenos "sebos" para aqueles que não tem condições de comprar um livro novo.Lápis de côr usados, canetinhas, caderno com muitas folhas em branco , mochila e muitos outros itens, poderiam ser melhor aproveitados. Faço isso com meus filhos, já alguns anos, separamos o que serve e compramos somente aquilo que falta. Mas será que usar lápis de cor que está pela metade no começo do ano é motivo de vergonha ? Muitos Pais pensam assim e repassam esses conceitos aos filhos, é uma pena.
Seguir modismo, não é uma atitude consciente, quando falamos em jogar lápis de cor pela metade no lixo, estamos falando de " centenas de árvores" que são derrubadas para fazer esse mesmo lápis, que serão jogadas fora. Quando os pais ensinam, seus filhos aprendem, só precisamos dar o exemplo. Se os pais trocam o carro, a geladeira, o fogão, o celular, a decoração da casa sem necessidade, como vamos exigir dos nossos filhos atitudes como essa? Infelizmente alguns pais realizam velhos sonhos de consumo trazidos da infância. Comprando aquela caixa de lápis de cor com 36 cores que nunca teve , ensinando os filhos a medirem as suas amizades pelas coisas materiais, pela aparência, afinal, o filho não pode ser inferior aos seus colegas de sala, já que na infância ele sofreu muito por causa disso. Outros nunca tiveram dificuldades, não sabem o valor das coisas, e o que é pior, aos pais acreditam que pagando um ensino caro, podem repassar a responsabilidade da educação de seus filhos para a escola.
Estamos vivendo um momento crucial no Planeta, para mantermos o capricho de uma sociedade de consumo, a matéria prima está sendo extraída de forma desordenada e desenfreada. Os efeitos já estão sendo observados principalmente no clima, em diversos pontos do Globo, colocando em risco toda forma de vida no Planeta.

A saída é consumir pouco ou consumir produtos que não agridam, ou agridam menos possível o meio em que vivemos, produzindo menor quantidade de lixo.
Somos seres tão inteligentes, desenvolvidos tecnologicamente mas escravos do orgulho e do egoísmo, um retrato de uma sociedade que prima pelo individualismo. Isso acarreta uma infinidade de situações e riscos ambientais, que nem mesmo a tecnologia e a inteligência conseguiram solucionar até o momento. 

Se todos começarem agora, a praticar pequenas atitudes conscientes, diversos problemas relacionados a Natureza e ao Meio Ambiente, podem ser amenizados ou até solucionados.
Desejo um ótimo ano de estudo para todos, com muita consciência ambiental e com muita responsabilidade no processo de educar seus filhos, que serão os pais de seus netos, que são a esperança de um Planeta melhor amanhã :) 


Click no link e conheça algumas dicas de material sustentável
Material escolar sustentável

Nenhum comentário: