quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ação Humanitária- Poços artesianos- Colabore!



Recebi um convite de um colega de trabalho essa semana, para participar de uma campanha de uma ONG americana, que através de doações realizadas em diversas partes do mundo, está conseguindo construir poços de água comunitários, levando dignidade e respeito a diversas comunidades e famílias, que nunca tiveram acesso a uma fonte de água potável.
Ao invés de receber um presente de aniversário ele pede que direcionem o valor para essa campanha humanitária. Inspirado pelo convite, escrevo para vocês sobre  a importância de nos envolvermos com as questões ambientais, a fim de preservarmos a vida no Planeta,exercendo a cidadania e o amor ao próximo. 
Segue um texto resumido sobre a importância da água em nossa em vidas.

O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. ( segundo informações do Wikipedia)
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:


Entre tantos estragos provocados no meio ambiente pelos homens, o uso indiscriminado da água nos dias de hoje é alarmante.

Três quartos do planeta são formados por água, só que a maior parte dela  é salgada. Dos 3% de água doce que restam, mais de 2% correspondem a águas congeladas em geleiras e nos pólos e menos de 1% de toda a água do planeta pode ser aproveitado para consumo humano, que dobra a cada 20 anos com o aumento da população. 

Mais de um bilhão de pessoas não tem acesso a água potável e esse número poderá crescer nas próximas décadas. Já são 80 países que estão sofrendo com a escassez de água e muitos são acometidos por doenças relacionadas a falta de água ou ao uso de água não permitida para consumo.
Lembramos que tudo aquilo que nos afeta, também afeta os seres viventes que estão à nossa volta e o efeito da falta de água, será sentido em todo o meio. 
É fundamental ACORDAR e AGIR de forma consciente. 
As pequenas atitudes na vida prática, podem dar resultados surpreendentes. Evitar uma torneira gotejando, que desperdiça mais de 16 mil litros de água por ano , reduzir o tempo em relação ao banho, ao uso da pia do banheiro, ao lavar a roupa ou a louça na cozinha, ao regar plantas, ao lavar o carro, o quintal, são atitudes que ajudam a economizar água. 
O desafio está em percebermos o poder que existe no ato de consumo. O gesto de cada um – por incrível que possa parecer – pode gerar benefícios ou prejuízos que extrapolam a própria casa. As nossas atitudes refletem  na comunidade, na cidade, no país, no Planeta...
É preciso ter consciência de que a atitude de cada um é determinante para preservar a água e a vida no planeta. Ou seja, preservar a SUA própria vida e a daqueles que você Ama e Cuida.  Evite o desperdício. Água é fonte de vida e saúde.
Eduque seus filhos através dos seus exemplos :)

Segue o link da Campanha da Charity water :

Esse trabalho, também realizado por uma ONG no Sertão Brasileiro: "Amigos do Bem" 

Nenhum comentário: