quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A lupa e o amor




Como disse na postagem anterior, os caminhos que levam para o autoconhecimento
são muitos....

Para aqueles que tem "olhos de ver e ouvidos de ouvir" fica mais fácil , mas para os que dormem o sono da "materialidade" e das "exterioridades" fica muito difícil encontrar respostas para o número tão grande de pessoas que sofrem de solidão, do vazio existencial e das necessidades imediatistas, que na maioria dos casos, nunca são satisfeitas completamente.

O mal do século, não são as doenças emocionais ou psicossomáticas, a solidão, a fome, a desigualdade,a violência, as drogas, tudo isso é o resultado de um mal maior: o "Egoísmo".

Nossa sociedade vive um momento muito triste, um processo de individuação, de pseudo liberdade,de autonomia financeira e independência afetiva, que geram diversos tipos de comportamentos .Vemos nos dias atuais, com a ajuda da tecnologia, da globalização e do consumo exagerado, a inversão de valores morais, a busca do Ter e não do SER.

As necessidades giram em torno da ilusão, que necessitamos ter as coisas, e somos medidos justamente por aquilo que conquistamos materialmente, por aquilo que temos.

A mídia "vende" os produtos e criam necessidades para "as pessoas" que consomem o que é oferecido em detrimento do que elas "realmente" precisam. Associam sempre a conquista da felicidade "fora" das pessoas e não "dentro" delas.

Você precisa ter um carro novo, uma casa, um celular, um bom emprego, uma boa roupa etc...
Mas , necessariamente, não precisa ser uma boa pessoa, com um bom caráter e boas atitudes.

Essa inversão de valores, construiu pessoas "competitivas", que se acham melhores do que outros, que podem tudo, mas que lutam por coisas "perecíveis", que o tempo e a traça destroem.

Diferente dos valores morais , esses você nunca perde.
O ser humano consciente, é capaz de viver feliz com aquilo que ele "é" e não com aquilo que ele pensa ter.

Algumas pessoas, em certo momento da vida, perdem o poder , perdem o controle que tinham, perdem o status, perdem a beleza, a fama, perdem as conquistas materiais, fica a pergunta: resta o quê da maioria delas?

Já os valores de um indivíduo não se perdem, muito pelo contrário, seus exemplos, geram em outros, a vontade de conquistarem essas virtudes, é contagiante!

Nosso jovens estão sendo criados dando a importância excessiva, aquilo que eles têm.
Não valorizam a saúde, as amizades, o compromisso afetivo, os educadores e os próprios pais. Na verdade não valorizam a eles próprios.

Convivem isolados, em meio a tecnologia ,que afasta cada vez mais uns dos outros.
Uma TV em cada quarto, um computador para cada um, uma liberdade sem precedentes...

Os pais que passam por isso, carregam um sentimento muito forte de que não conseguiram educar seus filhos de maneira correta, experimentando o sofrimento de vê-los desinteressados pela vida, caindo no vício das drogas, da bebida, na depressão, etc..

Onde está o diálogo?

Porque não conseguimos "falar" e "ouvir" nossos filhos?

Será que não nos entendemos, porque não conhecemos o que se passa uns com os outros?

Assistimos TV, DVD's, olhamos para o monitor de um computador quantas horas por dia?

E para dentro de nós? E para dentro dos nossos filhos ou entes queridos, identificando o que se passa com eles?

Precisamos urgente de uma "lupa" capaz de ampliar nossos defeitos, nossas dificuldades íntimas, nossas dores, nossas alegrias e sonhos....

Precisamos "enxergar" aquele que está mais pertinho de nós e aqueles que convivem conosco. Como olhar para o outro sem antes olhar para nós mesmos? Como apontar os erros dos outros sem antes verificar os nossos?

Alguns já retomaram o caminho de volta, preocupando-se com a saúde do corpo físico, com os alimentos, com a saúde emocional.

Mas ainda falta vencer o tal bichinho "do egoísmo" que impede que possamos sair de "dentro" do casulo que nos metemos em favor do nosso próximo.
E só existe um sentimento, o maior de todos, capaz de vencê-lo.

Já ouvi dizer que um bom tratamento para os tristes, os desconsolados e depressivos é a ação direta em uma boa obra de caridade.Cuidar de um animalzinho abandonado, abraçar um idoso abandonado, sentir-se util e ativo na vida, valorizando o Ser...melhor, Ser afetuoso...Ser caridoso...Ser amigo....Ser HUMANO, atendendo as necessidades alheias em busca da sua maior necessidade: sentir que está vivo e que é feliz, pois aprendeu a amar !!

Esse também é um ótimo assunto....O amor!

Um grande abraço
com muito amor em seu coração!

Nenhum comentário: