
Um mundo melhor... Mas por onde eu começo? O mundo é tão grande. Devo começar pelo país que eu melhor conheço, o meu próprio. Mas meu país é tão grande. É melhor eu começar pela minha cidade. Mas minha cidade é tão grande também. É melhor eu começar pela minha rua. Não, minha casa. Não, minha família. Esqueça, eu devo começar por mim mesmo." - Elie Wiesel
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Marcha mundial pela Paz
UMA PROPOSTA HUMANISTA
A Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência foi lançada durante o Simpósio do Centro Mundial de Estudos Humanistas no Parque de Estudo e Reflexão Punta de Vacas (Argentina), em 15 de novembro de 2008.
Esta Marcha pretende criar consciência frente à perigosa situação mundial que atravessamos, marcada pela grande probabilidade de conflito nuclear, pelo armamentismo e pela violenta ocupação militar de territórios.
Esta é uma proposta de mobilização social sem precedentes, impulsionada pelo Movimento Humanista através de um de seus organismos, "o Mundo sem Guerras".
A Marcha Mundial já suscitou a adesão de milhares de pessoas, agrupações pacifistas e não-violentas, diversas instituições, personalidades do mundo da ciência, da cultura e da política, sensíveis à urgência do momento.
Urge criar consciência da Paz e do desarmamento. Mas é necessário também despertar a consciência da Não-violência que nos permita rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual, etc.). Esta nova sensibilidade pode se instalar e comover as estruturas sociais, abrindo caminho para a futura Nação Humana Universal.
Reivindicamos nosso direito de viver em paz e liberdade. Não se vive em liberdade quando se vive ameaçado.
A Marcha Mundial é um chamado para que todas as pessoas unam seus esforços e tomem em suas mãos a responsabilidade de mudar nosso mundo, superando sua violência pessoal.
A marcha já está inspirando diversas iniciativas e atividades que deverão se multiplicar nos próximos meses. Uma delas será a marcha simbólica de uma equipe multicultural que percorrerá os seis continentes.
Começou em 2 de outubro (Dia Internacional da Não-violência) em Wellington, Nova Zelândia, e culminará em 2 de janeiro de 2010 ao pés do Monte Aconcagua, em Punta de Vacas, Argentina.
Durante todo esse tempo, em centenas de cidades serão realizadas marchas, festivais, fóruns, conferências e outros eventos para criar consciência da urgência da paz e da não-violência. No mundo todo, campanhas de adesão à Marcha multiplicarão esse sinal para além do que é agora imaginável.
Pela primeira vez na história, um evento dessa magnitude se põe em marcha por iniciativa das pessoas e a verdadeira força desta Marcha nasce do simples ato de quem, por consciência, adere a uma causa digna e a compartilha com outros.
No Brasil
A equipe principal da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência estará no Brasil a partir de 16 de dezembro de 2009 e passará pelos seguintes pontos:
Recife/PE: 16 de dezembro;
Salvador/BA: 17 de dezembro;
Rio de Janeiro/RJ: 18 e 19 de dezembro;
Parque Caucaia/SP: 20 de dezembro;
São Paulo/SP: 20 e 21 de dezembro;
Em São Paulo a EB se dividirá em duas, para posteriormente reunir-se em Buenos Aires.Uma parte fará o trajeto de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e os outros São Paulo, Foz de Iguaçu, Assunção, Paraguai, Resistencia, Rosario, Buenos Aires.
22 de dezembro –Curitiba/PR
23 de dezembro – Foz do Iguaçu/RS
24 de dezembro- Florianópolis/SC
25 de dezembro- Porto Alegre/RS
26 de dezembro- Canoas/RS
Noticia retirada do site: http://marchamundial.org.br/
Aproveite a oportunidade e contribua com um Mundo de Paz!!
Anote as datas da caminhada em sua agenda, coloque seu melhor tênis e vá até as ruas "caminhar pela paz" , em memória de todos aqueles , que já deram as suas vidas por ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário